Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

16 de março de 2012

DILMA E MARCONI DISCUTEM INVESTIMENTOS EM GOIÁS






A visita da presidente Dilma Roussef a Goiás, na quinta-feira, 15/3, reforçou a postura republicana que tem norteado as relações entre o Palácio das Esmeraldas e o Governo Federal. Desde que desembarcou na Base Aérea de Anápolis, às 9h40, até as 16h10, quando retornou a Brasília, a presidente e o governador Marconi Perillo tiveram longas conversas e discussões sobre temas de relevância para o desenvolvimento de Goiás e dos estados que estão sendo beneficiados por obras ferroviárias que cortam as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.


Ao ser informada pelos prefeitos de Anápolis, Antônio Gomide (PT) e de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, (PMDB),do tratamento republicano dispensado pelo governador Marconi Perillo, a presidente Dilma enalteceu as mudanças cultural e conceitual que estão ocorrendo no Brasil. 

“Os governantes precisam unir seus Estados e seus países em torno de bons projetos que busquem os resultados que desejamos para a sociedade”, comentou.

Essa postura de respeito e atenção aos governantes que não integram partidos da base aliada do Governo Federal foi demonstrada pela presidente Dilma quando manifestou-se disposta a alavancar projetos apresentados pelo governador Marconi Perillo, que tramitam em vários ministérios. 

Ciente da importância e da urgência de todos eles, Dilma Roussef pediu agilidade aos ministros do Planejamento e Transportes, que a acompanharam na visita, para que as obras saiam do papel.

O governador se disse satisfeito com a receptividade da presidente em relação a todos os assuntos tratados no encontro. Salientou que a presidente Dilma mostrou-se entusiasmada com o potencial do Eixo Goiânia/Anápolis/Brasília e com a integração ferroviária entre as duas capitais, tanto para o transporte de cargas, quanto de passageiros.
A possibilidade de transformar a Norte-Sul, no trecho entre Palmas e Anápolis, em ferrovia destinada também ao transporte de passageiros, foi outro tema que chamou a atenção da presidente. Ao governador Marconi Perillo, Dilma disse que irá pedir estudos detalhados sobre a viabilidade desse tipo de transporte.

Sempre ao lado dos ministros do Planejamento, Miriam Belchior, dos Transportes, Paulo César Passos, e do governador do Tocantins- Siqueira Campos, que integrou a comitiva que acompanhou Dilma em sua visita a Goiás-, a presidente demonstrava claro interesse em atender às reivindicações que lhe eram apresentadas.

Disposta a criar uma estrutura ferroviária que alavanque o desenvolvimento de todas as regiões, diminua os custos de transporte das mercadorias e desafogue as rodovias brasileiras, Dilma pediu pressa, agilidade e antecipação de cronograma para a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste – Fico. 

Num primeiro momento, a ferrovia vai ligar Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde (MT). Depois vai estender-se até Vilhena (RO).  A presidente quer que as obras sejam iniciadas em julho de 2013.

Dilma pediu também agilidade na construção da Ferrovia Leste-Oeste, do VLT de Goiânia e do PAC do Entorno do Distrito Federal. “A presidente conhece os problemas do Entorno e mostrou-se interessada em resolvê-los”, declarou o governador.

Marconi aproveitou a ocasião para falar das riquezas de Goiás, com ênfase  nas potencialidades turísticas e naturais. Destacou as belezas da Chapada dos Veadeiros, o encanto do Parque Nacional das Emas, a história conservada de Pirenópolis e da Cidade de Goiás, as riquezas do solo goiano e dos recursos hídricos de Goiás, um Estado, que na concepção do governador “é a cumeeira das águas brasileiras, onde nascem rios que alimentam importantes bacias, como a do Prata, Amazônica e São Francisco”.

O governador também apresentou números relativos à produção agropecuária de Goiás e as reservas minerais. Destacou o avançado processo de industrialização que o Estado tem experimentado e a força econômica de Goiás, nas áreas de serviço e de tecnologia de ponta.

A presidente não se disse surpresa com o painel que lhe foi apresentado e garantiu ter ótimas referências sobre o papel de Goiás no atual quadro econômico brasileiro. Manifestou-se impressionada com a grandiosidade de Goiânia e a pujança de Anápolis, vistos do helicóptero que a conduziu em território goiano.

Depois de vistoriar as obras da Ferrovia Norte-Sul, em Anápolis a presidente realizou uma reunião técnica em Goianira, da qual participaram os ministros, os governadores, dirigentes da Valec e representantes do consórcio de empresas responsáveis pela construção da obra.

Na primeira etapa do encontro foram tratados todos os pontos pendentes para a conclusão da ferrovia e o cumprimento do cronograma do tramo Norte, que compreende o trecho Palmas-Ouro Verde-Anápolis e cuja data de entrega é 20 de julho. A segunda parte foi dedicada à discussão de cada um dos cinco trechos que compreendem o tramo Sul, entre Ouro Verde (GO) e Estrela d`Oeste (SP), orçado em R$ 3 bilhões.

Entre outros temas, discutiu-se o que cada empresa já executou em obras físicas e o avanço previsto para o decorrer deste ano, sempre com ênfase  na antecipação do cronograma.

A previsão para conclusão total das obras é 30 de julho de 2014. Um dos problemas detectados diz respeito às desapropriações. Para que a questão não se torne um entrave ao cumprimento do cronograma, a presidente solicitou ao governador Marconi Perillo que assumisse a responsabilidade de eliminar esse que é um dos grandes gargalos para o desenvolvimento do projeto.

A sugestão da presidente Dilma – prontamente acatada pelo governador – é que o Estado coordene, via Agetop, as desapropriações através de convênio com os ministérios dos Transportes e Planejamento e a Valec. Marconi garantiu à presidente que colocará uma equipe em cada trecho da ferrovia em território goiano para agilizar as desapropriações. A ministra Miriam Belchior comprometeu-se a apressar o convênio com a Agetop.

Neste mesmo encontro tratou-se ainda da Ferrovia Leste-Oeste que vai ligar Ilhéus (BA) à Norte-Sul. Para o governador Marconi Perillo, “o comprometimento pessoal da presidente faz uma diferença enorme. Ela é extremamente competente, tem grande conhecimento técnico, é meticulosa, exigente e discute em detalhes todos os gargalos a serem transpostos”.
O governador Marconi Perillo entregou à presidente Dilma o quadro “Girassóis”, do artista plástico Poteiro, em agradecimento à primeira visita, como chefe de Estado, realizada por ela a Goiás. A lembrança foi entregue em nome dos goianos, dentro do helicóptero que conduziu a presidente até a Base Aérea no seu retorno a Brasilia, de modo discreto, longe das câmeras e dos fotógrafos.

Sexta - feira 16/3/2012 ás 7:05h
Postado pelo Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário