Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

17 de abril de 2012

SAI A PRIMEIRA CPI DO CACHOEIRA. EM GOIÁS



BRT=

Reação do governador Marconi Perillo chega à Assembleia; sua base vai instalar CPI apresentada por seu líder, Helder Valin (centro); é a mesma comissão que a oposição não deu conta de aprovar; ela será controlada por seus aliados e vai investigar também seus adversários no Estado

Sob pressão nos últimos dias em virtude de fatos e gravações que mostram a influência de Carlinhos Cachoeira em sua administração, o governador Marconi Perillo resolveu reagir em várias frentes. Em uma delas, pretende realizar em Goiânia um grande ato para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a votar o mensalão.

 Em outra, articulou para que sua base de apoio na Assembleia Legislativa aprovasse nesta terça a CPI do Cachoeira, o que a oposição ao seu governo tentou e não conseguiu – faltava uma assinatura. 

A CPI vai investigar as ligações perigosas do governo tucano, mas terá amplo controle dos governistas. Vai também, com ampla minoria dos oposicionistas, passar a limpo contratos da construtora Delta com prefeituras do PT (Goiânia e Anápolis) e do PMDB (Aparecida de Goiânia e Catalão). 

Foi uma manobra rápida. O líder do governo, Helder Valin (PSDB), apresentou o seu requerimento. Conseguiu 16 assinaturas, o suficiente, e todas de governistas. A oposição bem que tentou assinar. Nada. Da Tribuna, o deputado Paulo Cezar Martins (PMDB) chegou a reclamar que os parlamentares oposicionistas foram ignorados. 

"Líder Valin, deixe-me assinar o pedido de CPI da base. O da oposição falta apenas uma assinatura, mas a base do Governo não nos permitiu assinar o requerimento”, implorou Martins. “Por favor, nos deixe assinar o documento. Não sou apreciador de CPI, mas é o instrumento que a Casa tem para apurar os indícios apresentados pela imprensa e pela Polícia Federal", insistiu. Em vão (leia mais aqui).
Ainda assim, e em tom de ironia, o deputado Luis Cesar Bueno (PT), autor do pedido da outra CPI, comemorou: "Fico feliz que os deputados da base do Governo tenham colocado a cabeça fora da toca. Creio que os jovens não teriam ido às ruas pedir a saída do Governador” (ele fala da manifestação de sábado, o FORAMARCONI)) se os deputados tivessem vindo antes ao debate.

 A imagem que prevalece hoje é a de cumplicidade das autoridades constituintes com o crime organizado. A população de Goiás tem pagado caro por essa relação", disse o petista.

Helder Valin argumentou que o documento ficará na Mesa Diretora e poderá receber novas adesões, e garantiu que a CPI nem é da oposição, nem da situação. "Essa é uma comissão da Casa, que será integrada por deputados de todos os partidos, sendo respeitada a proporcionalidade. O bom andamento dos trabalhos vai depender da contribuição de todos", insistiu.

Pela proporcionalidade, o governo terá os principais postos da comissão, como a presidência e a relatoria. Ao site da Assembleia, Valin afirmou que, tão logo os partidos indicarem os cinco membros da CPI, será marcada a primeira reunião.


Terça – feira 17/4/2012 às 22:30h
Postado pelo Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário