Desde
que foi criada, em março deste ano, a central telefônica da Caixa Econômica
Federal para o Programa Minha Casa, Minha Vida já recebeu 7.907 reclamações,
das quais 3.624 se referem a danos em imóveis financiados com verbas do
programa do governo federal. Segundo o presidente da Caixa, Jorge Hereda, o
número é muito pequeno diante do universo de cerca de 1,2 milhão de casas já
entregues pelo Minha Casa, Minha Vida.
“Danos
físicos podem ser pequenas rachaduras, uma janela que não está fechando
direito, infiltrações. E isso não quer dizer que a pessoa tenha razão quando
ela reclama. Ela diz que tem um dano físico na casa, mas isso ainda tem que ser
verificado [para ver se a reclamação é verdadeira]. Ainda assim, é menos da
metade das quase 8 mil reclamações”, disse o presidente da Caixa.
Das
reclamações, 1.372 são em imóveis da faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, cujas
obras são fiscalizadas diretamente pelo banco estatal. O restante (2.252) se
refere a imóveis das faixas 2 e 3, que são apenas financiados pela Caixa, sem
um acompanhamento da obra.
Segundo
Hereda, mesmo as residências das faixas 2 e 3 do programa são vistoriadas antes
de o imóvel ser entregue ao proprietário. “É lógico que a vistoria da Caixa já
elimina um primeiro nível de problemas. Se o engenheiro da Caixa chega lá e
encontra um problema visível, aquilo não pode ser vendido. Mas não tem como
saber como uma viga foi construída, porque ele não pode quebrar a viga e ele
também não acompanhou a obra para saber.”
De
acordo com o o presidente da Caixa, danos físicos não são um problema exclusivo
do Minha Casa, Minha Vida, mas ocorrem em todo tipo de construção. “Essa é uma
regra no mercado. Não tem nada a ver com o Minha Casa, Minha Vida. Sempre vai
haver reclamação nesse setor”, disse.
Hereda
informou que as construtoras têm cinco dias para atender aos clientes com
problemas em seus imóveis, sob o risco de entrar em uma lista de empresas com
restrições da Caixa e não poder mais contar com financiamentos do banco.
O
serviço telefônico da Caixa recebeu reclamações ainda sobre problemas
envolvendo questões como entrega (639) e invasão e ociosidade de imóveis (264).
“A Caixa tem uma estrutura com advogados [para desocupar imóveis invadidos]. A
Polícia Federal vai lá e tira [os invasores]. O programa não vai virar a
situação precária que foi a habitação desse país anos atrás.”
O
Minha Casa, Minha Vida é um programa de financiamento da compra da casa
própria, do governo federal, voltado para famílias com renda até R$ 5 mil
mensais. Segundo Hereda, até o momento já foram acertados financiamentos para
2,6 milhões de imóveis.
O
numero da central telefônica da Caixa para o Programa Minha Casa, Minha Vida é
0800 721 6268.
Fonte:
EBC
Sexta-feira
17 de maio
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