Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

23 de dezembro de 2013

CEIA DE NATAL SIMPLES, BARATA E BONITA - DICAS DE PRATOS E APERITIVOS!



Se pudéssemos teríamos um banquete dos céus na noite de Natal, não é mesmo? Mas, infelizmente, isso não é para qualquer um. Hoje iremos dar dicas sobre como fazer um cardapio para Ceia de Natal simples, mas, ao mesmo tempo, deliciosa e bonita! Esse post pode ser interessante para muitas pessoas, como por exemplo:
  • Para quem não tem uma condição financeira elevada e pretende fazer uma Ceia de Natal econômica;
  • Para aqueles que fazem parte de famílias pequenas (como um casal sem filhos), e por isso querem algo mais simples;
  • Para aqueles que têm famílias muito grandes e que, por conta disso, não podem exagerar no requinte e nos gastos;
  • Para quem não quer passar horas na cozinha e esquentar a cabeça atrás de ingredientes e alimentos mirabolantes.

Muitos trabalhadores ganham o 13º salário no fim do ano, o que ajuda a incrementar as celebrações do Natal e Reveillon. Mas quem está com contas a pagar ou planeja guardar dinheiro e fazer outros planos, não pode se dar ao luxo de gastar tudo em festa. Apesar da magia da época, devemos pensar racionalmente na hora de planejar nossa ceia de Natal, para que não passemos o 2014 em apuros financeiros.
Vamos às dicas?

1 - Faça as compras antecipadamente


Tenha em mente que quanto mais próximo fica do Natal, mais os alimentos tradicionais utilizados nos pratos da ceia de Natal encarecem. Mas, obviamente, isso deverá ser feito apenas em relação às comidas que podem ser mantidas sob refrigeração (ou em temperatura ambiente) sem estragarem. Isso vale para frutas secas e amêndoas (que duram muito tempo) e até mesmo o peru! Caso queira economizar o máximo, compre a carne com a antecedência de 2 meses da data - pode ter certeza que o preço será bem mais em conta!

2 - O peru de Natal é essencial?


Apesar de ser um alimento típico, não é algo imprescindível. Caso queira fazer uma ceia de Natal simples e barata, você poderá trocá-lo por frango. Há outras opções alternativas, a saber:


- Tender de peru: Na minha opinião, esta é a melhor pedida quando a família é pequena. Em uma família de até quatro pessoas, por exemplo, uma bolinha de presunto de peru de 800 gramas geralmente é suficiente para todos.


Atenção: caso queira economizar, preste atenção aos preços e faça uma pesquisa pelos mercados antes de colocar no carrinho, e, como afirmado anteriormente: compre fora da época. Até ano passado eu costumava achar tender por R$ 20,00 o quilo nos primeiros meses do ano.

- Porco: Outra opção de carne é o lombinho de porco, que pode ser defumado ou não. É com certeza uma ótima pedida, e mais em conta que o tender.

O importante é que você não queira fazer uma multiplicidade de carnes diferentes. Uma ou duas para qualquer tamanho de família já basta para que todos fiquem satisfeitos. Você pode, por exemplo, fazer um prato de peixe e outro de frango.


Não posso falar em preços, pois varia muito de região para região. Mas, eu já achei salmão (que é uma carne deliciosa e perfeita para esta data e que pode ser congelada) em promoção por R$ 15,00 o quilo.

3 - Frutas - Delícia refrescante e versátil


Frutas combinam perfeitamente tanto com uma janta requintada e chique, quanto com uma ceia de Natal simples e econômica. Além de poderem ser usadas em sucos, em pratos salgados e para serem degustadas a parte, servem como lindos ornamentos para sua mesa. Ademais, há uma variedade grande de frutas baratinhas, como bananas, laranjas, maçãs e melancia.

Uvas e mangas em fatias são opções perfeitas para esse dia. Mas, caso queira economizar, fique atento ao preço da uva, que normalmente vai às alturas.

Veja estas ideias criativas de decoração de pratos de frutas:
Fonte: Ceia de Natal
Segunda-feira, 23 de dezembro, 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário