A Constituição
de 1988 foi um marco na História brasileira pela inclusão da educação como um
direito fundamental. Somando-se às normas constitucionais, os tratados
internacionais ratificados pelo Brasil em matéria de direitos sociais reforçam
o dever do Estado de implementar progressivamente tais direitos, utilizando o
máximo dos recursos disponíveis e proibindo que os avanços conquistados sofram
retrocesso.
Apesar desse
instrumental jurídico e da ampliação dos apoios financeiro, técnico e de gestão
para a educação em todo o País, no período de um mandato, quatro anos, em 5%
dos municípios houve queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental. Mas é nos anos finais do ensino
fundamental que a situação é notadamente mais preocupante: em 17% dos
municípios houve queda nesse índice no mesmo período.
Num país em que
a média do Ideb sobe, essas quedas pontuais representam, por um lado, o aumento
das desigualdades e, por outro, um freio para a melhora geral dos níveis
educacionais no Brasil.
Para lidar com
esse cenário - além de mais recursos para a educação, da valorização e da
formação de qualidade dos professores e de uma educação alinhada ao século 21,
entre outras medidas - a solução passa necessariamente por uma cultura de
monitoramento de resultados e menor tolerância em relação aos retrocessos.
Uma das
possíveis estratégias normativas para avançarmos nesse ponto é a aprovação da
Lei de Responsabilidade Educacional, em tramitação na Câmara dos Deputados,
prevista no Plano Nacional de Educação, projeto de lei que também tramita no
Congresso Nacional. Tal lei permitiria que, uma vez constatada a inércia do
gestor na educação - ou, pior, o retrocesso nos resultados -, sua conduta
poderia ser questionada e sancionada, com fundamento no fato de que é seu dever
jurídico implementar políticas que conduzam progressivamente à plena realização
dos direitos sociais. Ou seja, sendo a educação uma área tão estratégica para o
País e para as pessoas, não pode haver retrocesso.
Uma política
pública mostra-se regressiva quando resulta em piores serviços e impactos
sociais negativos. Nessas situações, à luz da legislação já existente, cabe ao
poder público comprovar que deu prioridade aos recursos públicos para efetivar
o direito à educação e observou todos os parâmetros normativos necessários para
garantir a ampliação do acesso a ela e de seu padrão de qualidade. Não
comprovada essa adequação, é possível aferir que sua conduta, por violar norma
constitucional e tratados internacionais, é um ato ilegal.
Leis como essas
são essenciais para que as ações do Estado transitem da invisibilidade para a
luz do dia e para que se norteie o que deve ser feito a partir dos resultados
atingidos - progressos essenciais para que o Brasil aprimore a eficiência de
suas políticas públicas e melhore a vida dos seus milhões de habitantes.
ALESSANDRA GOTTI E PRISCILA CRUZ -
O Estado de S.Paulo
Quarta-feira, 25 de dezembro,
21013
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