Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

19 de dezembro de 2013

TIBAU: UMA DAS PRAIAS MAIS BONITAS DO RIO GRANDE DO NORTE.





Tibau – Vem do idioma tupi: TI-PAUM, que traduzido significa: “entre dois rios” que no caso: os rios Mossoró e Jaguaribe.

Foi FUNDADO em 26 de fevereiro de 1641, pelo navegador holandês Gildeon Morris de Jorte. A povoação conquistou a condição de Vila em 23 de outubro de 1948. O Poder Executivo de Tibau começou a ser desenhado em 19 de setembro de 1995 com a realização de um plebiscito, realizado no dia 10 de setembro de 1995, com a população dizendo sim para a emancipação política da Vila criada em 23 de dezembro de 1948, através da Lei nº 146/48, cujo plebiscito forçou a Assembléia Legislativa a decretar a Lei nº 6.840, decretada pelo então governador Garibaldi Alves Filho em 21 de novembro de 1995, desmembrado do de Grossos, com uma área de 166,9 km² equivalente a 0,31 % sobre o Rio Grande do Norte que teve como primeiro prefeito o senhor Sidronio Freire da Silva, eleito em 3 de outubro de 1996 e instalou o município de Tibau no dia 1º de janeiro de 1997.

Primeira missa


No dia 5(cinco) de novembro de 1922, às 9 horas da manhã, o padre Manoel Gadelha, celebrou a primeira missa em Tibau. O acontecimento foi precedido de bênção de fundação do oratório de Nossa Senhora da Conceição. Consta que, pela vontade dos comerciantes, Antonio Florêncio de Almeida e Francisco Marcelino de Oliveira, aquela Santa viria a ser a padroeira de Tibau.


Areias Coloridas


A areia é secada e peneirada em sacos de estopa ou peneiras de arame. A argila é secada, pilada e peneirada. O trabalho é feito com duas palhetas, sendo uma de coqueiro e outra de arame. Pressionando-as em proporções regulares, aos poucos a artesã vai conseguindo elaborar os mais belos desenhos feitos com areia dentro das garrafinhas.


Dados Gerais da Cidade


Tibau está situada no Litoral Oeste do Rio Grande do Norte, é o ultimo Município do Rio Grande do Norte e faz fronteira com o Estado do Ceará. Conhecida como a terra das areias coloridas, das mulheres rendeiras, artesãs do labirinto e das bonecas feito com buzius da praia. Paisagens exóticas, Tibau cresce em especial no Turismo de Sol e Mar. A cidade possui lindas praias, dentre as quais estão classificadas como as mais encantadoras do Rio Grande do Norte.

Frequentemente visitada pelos praticantes do esporte Kite Surf e Surf, as praias de Tibau oferece ótimas condições para práticas esportivas.

À 380 quilômetros de Natal, com aproximadamente 3.850 habitantes, com área territorial de 162 km², 

Fonte de pesquisa Oeste potiguar online.

Quinta-feira, 19 de novembro 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário