Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

16 de julho de 2013

ENTORNO SOB UM NOVO OLHAR



Com a necessidade de interiorizar a capital do país, surgiu um novo tipo de migração no Brasil. Todos os caminhos levavam para as grandes oportunidades que Brasília oferecia para melhorar de vida. 

Os anos foram se passando e o seu vertiginoso crescimento populacional acarretou sérios problemas ao longo desses anos. O entorno tornou se conhecido no Brasil afora devido aos destaques negativos na imprensa pelo elevado índice violência, pelos problemas enfrentados na área saúde, educação, saneamento básico, de infraestrutura e transporte público sendo vitimado pela omissão histórica dos governos de Goiás e do DF e as intervenções pontuais não garantiram mudança qualitativa nessa relação.

As cidades satélites que fazem parte do entorno são considerados dormitórios, pois durante o dia, os moradores vão trabalhar em Brasília, devido à dependência majoritariamente da economia e dos serviços oferecidos pelo Distrito Federal, portanto precisando sair de madrugada e voltando tarde da noite. Os trabalhadores chegam a passar mais de três horas dentro do ônibus, considerando que é de péssima qualidade, sucateados, escassos, sem conforto e muitos passageiros viajando em pé. Averiguando com profundidade é possível identificarmos um possível cartel no sistema de transporte público oferecido na região.

Os números da violência são assustadores, ocupando as primeiras posições no índice de violência no Brasil, parte do tráfico de drogas que alimenta o DF encontra terreno fértil naquela região. Iniciativas como o fortalecimento da investigação, reaparelhamento das unidades das policias, investimentos em tecnologia e na inteligência policial devem fazer parte das estratégias da segurança pública.

Os problemas serão solucionados somente através da união do governo do DF com o de Goiás que será um grande passo para resolução de problemas da violência e da carência de benefícios sociais. O governador Marconi Perillo sempre deve um grande carinho pela região e por isso reativou a Secretaria Extraordinária do Entorno que tem o dever de realizar o trabalho de articulação com os municípios, dando suporte para ações específicas, voltadas para o desenvolvimento regional.

A articulação política só tem sentido se for para melhorar a vida das pessoas, com eficiência na gestão, disposição política e um entendimento estratégico, consegue rapidamente identificar os pontos alvos a serem resolvidos como a construção de obras de infraestrutura urbana e social, apoio à organização do setor industrial. Podemos construir um ambiente de convergência em torno do bem comum com os olhos voltados para o futuro.

Diário da Manhã

Terça-feira 16 de julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário