De acordo com o presidente do
órgão, João Rezende, a agência pretende aprovar um novo regulamento de cobrança
e atendimento em até 30 dias
Um ano depois de suspender as
vendas de novas linhas de celular e internet móvel durante 11 dias para forçar
as operadoras de telefonia a melhorar a qualidade de seus serviços, a Agência
Nacional de Telecomunicações quer exigir a criação de um sistema de
cancelamento automático dos contratos, sem a necessidade de falar com um
atendente.
De acordo com o presidente do
órgão, João Rezende, a agência pretende aprovar um novo regulamento de cobrança
e atendimento em até 30 dias. Nos casos de portabilidade, a regra continuará a
mesma. Quando o cliente quiser apenas cancelar a linha, a rescisão contratual
poderá ser feita até via internet.
Com isso, os clientes vão se
livrar das transferências entre setores de call center, sem precisar ouvir
contrapropostas das operadoras. Rezende afirmou que o número de reclamações
caiu nos últimos 12 meses, mas reconheceu que a qualidade dos serviços e do
atendimento ainda não é a ideal.
Por isso, o presidente garantiu
que, além de manter a vigilância sobre a qualidade do serviço, o órgão quer
atacar o problema da cobrança feita pelas operadoras, um dos principais focos
de queixas dos clientes. "Achamos que as empresas ainda estão devendo ao
usuário um melhor atendimento nos call centers", avaliou. O novo
regulamento em estudo daria uma maior transparência às faturas.
(com informações do Estadão)
Quinta-feira 18 de julho
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