Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

17 de dezembro de 2011

Marconi e Demóstenes são homenageados pelo MP


O governador Marconi Perillo e o senador Demóstenes Torres   foram  homenageado na noite de quarta-feira (14) com a Medalha do Mérito do Ministério Público de Goiás. A honraria,  é concedida aos  que defendem ou prestam serviço ao  MP. Além deles, mais 31 personalidadades foram condecoradas na sede da instituição, em Goiânia.  Ex-promotor e ex-procurador-geral de justiça, Demóstenes foi elogiado pelo governador Marconi Perillo, também agraciado com a honraria: atual procurador-geral, Benedito Torres, e pelo governador Marconi Perillo, também agraciado com a honraria: “Agradeço ao Demóstenes em nome de todos os goianos pelo excepcional trabalho desenvolvido no Senado. Temos que reconhecer que Demóstenes vem lutando muito em Brasília pelas causas de Goiás e do Brasil. Muito obrigado, senador”, afirmou Marconi. O auditório do MP ficou lotado e várias autoridades políticas, judiciárias e da própria entidade receberam a medalha em comemoração ao Dia Nacional do Ministério Público.

Em seu discurso, Demóstenes Torres disse que o Ministério Público é muito especial para ele e que o Brasil é melhor hoje por causa da instituição. O procurador de justiça e senador lembrou que, mesmo antes da Constituição de 1988, a atuação dos promotores e procuradores foi significativa. “Vamos deixar a modéstia de lado. O MP fez a diferença, assim como o Tribunal de Contas do Estado. Fez a diferença na defesa do meio ambiente, do consumidor, do patrimônio público. Isso é fantástico. O MP de Goiás sempre teve uma atuação respeitabilíssima. Basta lembrar o trabalho das pessoas que aqui se encontram, como a Dra. Ivana Farina e Dr. Eduardo Abdon (ex-procuradores-gerais de justiça), além de outros procuradores e promotores de peso”, destacou. 

Em seguida, o senador disse que ficou feliz em ver sua história representada “no rosto dos colegas presentes” no evento. “Quantos aqui não foram meus colegas de faculdade, de segundo grau... Tem aqui o promotor ‘Divino Pirulito’, que ganhou esse apelido da Dra. Ivana Farina porque quando estávamos com salários atrasados e em greve, ele foi para a porta do Fórum com uma banca de pirulito que dizia “vendo pirulito mas não vendo minha dignidade”. Essa nossa história é importante, é a história do MP, que ocupava a metade do Centro Administrativo para ter uma sede como esta, que ainda é pequena e que será ampliada, com certeza”, afirmou.

Emocionado, Demóstenes lembrou do acidente aéreo que matou, em março de 1999, o ex-promotor e presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Sullivan Silvestre. “Eu tive a desventura de ser o secretário de Segurança quando ele faleceu, de ter que acompanhar a autópsia, retirá-lo das ferragens... Foi muito marcante...”, lembrou.

O ex-procurador-geral de justiça ressaltou ainda o trabalho do promotor Tito Souza do Amaral, único goiano a integrar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). “Tito se tornou Comissão de Constituição e Justiça do Senado, ele se fez pelo talento que tem. Tito é um sujeito que não hora para parar de trabalhar, e que foi logo de cara escolhido para ser conselheiro-corregedor do CNMP”, homenageou.

Sobre o irmão e atual procurador-geral de justiça, Benedito Torres, Demóstenes contou tratar-se de um homem “manso de alma”, que consegue seus objetivos exatamente por essa característica: “Benedito é um pacifista, um pacificador. É o que realmente parece ser. É como diz o ministro Nelson Jobim, que o chama de falso caipira, ou seja, aquela pessoa que chega, agrada a todos e alcança o que quer”, 
A respeito do próprio trabalho, Demóstenes Torres falou que tem procurado agir com o mesmo espírito que tinha no Ministério Público. 

“Há alguns dias recebi um presente de um senador com um bilhete que dizia: ‘Demóstenes Gerentão Torres’ (risos). Meu colega de Senado afirmou ainda, no bilhete, que ‘quando é preciso botar ordem nesse negócio (Senado), é você quem o faz’. Este é o meu espírito. Nada mais faço que ser um promotor do interior, um procurador de carreira que nada mais quer a não ser que a instituição seja forte. E nós precisamos de um país melhor. Acho que se cada homem público tiver essa consciência, pode ajudar a fazer isso se concretizar”, concluiu.
 
Sábado 17/12/2011 ás 7:05h
Postado pelo Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário