Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

6 de dezembro de 2011

PRIMEIRA DAMA GARANTE CEAV FICA EM ÁGUAS LINDAS


A determinação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em transformar os Centros de Atendimento a Vítimas de Crimes (Ceav) em Centros de Referência dos Direitos Humanos (CRDH) e que a cidade de Águas Lindas de Goiás não seria atendida pelo programa era clara e não deixou nenhuma dúvida na coordenadora do Ceav, Rosa Maria Silva dos Santos. Tanto que, na manhã de hoje, para um café, ela reuniu no auditório da empresa Taguatur, cerca de 40 pessoas comprometidas com a temática violência para, numa espécie de prestação de contas, dá a notícia de que o projeto estava encerrando, em definitivo, suas atividades no próximo dia 16 de dezembro e que o mesmo deixaria de existir no município.

Emocionada, a primeira-dama Luzia de Fátima deu a notícia que todos no local mais queriam ouvir: “Esse programa não tem como parar. Tenho e dou a certeza de que ele não pára. Não pode parar”, assegurou. Conforme ela, a garantia estava embasada na sinalização que o prefeito Geraldo Messias deu quando pediu que a equipe do Ceav lhe encaminhasse um projeto técnico para que o mesmo fosse encaminhado para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores.

Luzia de Fátima pediu urgência e, conforme José Ivaldo, presidente da Organização Sociedade Civil de Interesse Público (Ocip), Vida e Juventude, com sede em Brasília e que gerencia o Ceav de Águas Lindas, na próxima quinta-feira, dia 8, o projeto vai estar nas mãos da primeira-dama. “Foi uma boa nova. Não queremos tirar o pé de Águas Lindas. Aqui tem muita gente que precisa da gente”, ressaltou. Para ele, firmar convênio com a Prefeitura de Águas Lindas para dar continuidade ao trabalho que o Ceav vem desenvolvendo é uma excelente idéia. “Não vai haver quebra de atividade e a equipe - grande parte formada por voluntários – que já conhece a realidade local, vai permanecer.

“Agora estou mais aliviada. Foi uma excelente notícia. Não podia ser melhor”, desabafou a coordenadora do Ceav de Águas Lindas, Rosa Maria. Segundo ela, com a garantia de que o Centro que ela dirige vai ter continuidade, os planos que antes era de “arrumar a casa e partir em retirada”, agora é de um recesso de final de ano. Os atendimentos, conforme previsão de Rosa Maria vai continuar sendo feitos na sede da Quadra 1 do Jardim Barragem I por mais uns dois meses, até que um novo local seja providenciado pela Prefeitura Municipal quando da celebração do convênio. “Vamos sair em férias coletivas. Em janeiro voltamos com força total”, brinca ela.

Os números – As estatísticas da violência nesses quatro anos de existência do Ceav em Águas Lindas são alarmantes. Crianças de zero aos 11 anos de idade e adolescentes dos 12 aos 18 anos são as maiores vítimas, principalmente de violência doméstica, ocasionadas geralmente pelos pais ou responsáveis. Mulheres com grau de escolaridade baixo lideram o ranking das mais violentadas domesticamente. De 2008 pra cá, 126 casos de violência doméstica em que o pai agrediu os filhos, na maioria meninas, foram registrados pelo Ceav. A violência sexual, onde o agressor geralmente é o padrasto ou pessoa muito ligada à família, pontuou 154 casos. Os casos de tortura e latrocínio (roubo seguido de morte) figuram como os de menores registros, com três e duas ocorrências, respectivamente.  
 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..                                            . . .  . . .                                                                                         
Texto: Afrânio Pedreira
Fotos: Beto Castanheiro

Terça – feira. 15/12/2011 ás 13:05
Postado pelo Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário