Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

18 de julho de 2011

O POVO QUER SABER QUANTO PAGA DE IMPOSTO?


O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) registrou que nosso País arrecadou em 2010 a soma de R$ 1,2 trilhões em impostos!...
         Segundo o Impostômetro, um painel eletrônico criado pelo IBPT para marcar publicamente a arrecadação dos impostos pagos no Brasil mostrou que houve aumento na carga tributária. Em 2009 foram arrecadados R$ 1,088 trilhões e em 2008 1,054 trilhões, só nestes dois anos o aumento foi de 3,23%. 
         Quantos dias de trabalho o cidadão gasta para cumprir com suas obrigações tributarias? Se colocarmos na ponta do lápis o brasileiro gastou em 2010 com os tributos 40,54% dos seus ganhos bruto; já em 2011 vamos gastar 40,82%, ou seja, com o aumento no percentual dos impostos, o contribuinte terá que trabalhar 149 dias - quatro meses e 29 dias de trabalho só para pagar todos os impostos!
Para o economista Silvio Persivo “O nosso sistema de impostos é muito complicado para qualquer pessoa leiga na matéria e também é regressivo, pois afeta qualquer um, independente da renda”.
Na realidade a ideia seria que pessoas mais abastadas pagassem mais tributos que as menos favorecidas financeiramente, reduzindo destas a atual carga tributária. Todavia, apenas uma ampla e bem feita reforma resolverá o problema das altas taxas de impostos.
         Para elucidar melhor, vejamos os exemplos de dois produtos que pesam no bolso do brasileiro por conta dos impostos: Os automóveis, que são bens de consumo mais para as classes média e alta, o consumidor paga 48% de carga tributária, o equivalente à compra de dois carros. Entretanto no setor de bebidas os impostos são mais “puxados” uma garrafa de cerveja paga 70% de impostos. Para cada garrafa de cerveja comprada, o brasileiro, paga três. É um gasto extremamente grande se considerarmos que é a classe mais pobre quem mais consome esta bebida.
         Cabe agora às autoridades politicas debruçarem-se com mais afinco sobre o assunto para que uma reforma tributária mais justa saia do papel.
Os governantes também devem aplicar o dinheiro recolhido aos cofres públicos com mais qualidade, sem desperdícios e superfaturamentos. Só assim os impostos no Brasil vão parar de aumentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário